HAMILTON DE HOLANDA

Blog


Hamilton de Holanda lança “Alegria” em edição especial do Baile do Almeidinha

 

Alegria, alegria! Hamilton de Holanda e A Magnífica celebram o Dia das Crianças com o lançamento do primeiro disco infantil do bandolinista e a estreia do Bailinho do Almeidinha no Circo Voador.  Pai de duas crianças, Hamilton de Holanda vem constantemente dialogando com o universo infantil, seja na composição de temas inspirados na garotada, em workshops e oficinas dedicadas à educação musical, ou mesmo nas rodas familiares com o filho Gabriel e o sobrinho Bento.

Ano passado, durante uma turnê em Cuiabá, o bandolinista embarcou numa viagem musical com a Orquestra do Estado de Mato Grosso, regida pelo maestro Leandro Carvalho. O resultado é “Alegria”, o 31º disco de carreira de Hamilton, que será lançado em uma edição especial para crianças do Baile do Almeidinha, dia 12 de outubro, no Circo Voador. Alegria no Circo, como foi apelidado o evento, vai reunir oficinas e música em uma tarde pra lá de divertida na lona da lapa.

A programação começa às 14h com oficinas de capoeira, dança, pintura, grafite, palhaço e horta orgânica. Às 15h, a nutricionista Gabriela Kapim, que comanda o programa da GNT “Socorro, meu filho come mal”,  convida as crianças a explorarem sensorialmente os alimentos e suas preparações na oficina Estação do Sentidos. Às 17h, Hamilton de Holanda (bandolim 10), Marcelo Caldi (acordeom) Rafael dos Anjos (violão 7 cordas), Thiago da Serrinha (percussão), Xande de Figueiredo (bateria), Eduardo Neves (sax e flauta) e Aquiles Moraes (trompete) sobem ao palco do Circo Voador e recebem a cantora Roberta Sá no lançamento de “Alegria”.

O repertório do show transporta adultos e crianças para as aventuras do Sítio do Pica-pau Amarelo, com o tema clássico de Gilberto Gil, para as missões resgate da princesa Peach, de Mario Bros, e ainda para um tour por Bedrock, cidade natal de Fred e Barney, ao som de Hoyt Curtin. “Asa branca”, de Gonzagão, e a inédita “Melancia” também estão entre as escolhidas para animar o Bailinho.

Sobre o disco
Com arranjos de Vittor Santos, Hamilton construiu junto com Marcos Portinari, seu parceiro criativo, a concepção artística desse novo trabalho. “Terminamos por criar uma sonoridade rica e criativa em que a Orquestra e o Hamilton unem-se de forma singular, a partir da escrita genial de Vittor Santos. Esperamos que todos se divirtam tanto quanto nós nos divertimos”, diz o maestro Leandro Carvalho.

“Esse disco foi feito por uma linha comum e especial: se você tem alegria, a vida segue, ela é um fundamento básico, individual, coletivo e imprescindível da vida, ou seja, é a eterna criança, é a brincadeira, são essas melodias que transmitem o sentimento universal do amor. A música serve como canal de comunicação entre adultos e crianças”, ilustra Hamilton de Holanda.

Entre as dez faixas que compõem o álbum, estão ainda o Medley com Lullaby Brahms e temas infantis muito conhecidos pelos brasileiros como “A casa”, “Se essa rua fosse minha”, “O Pato” e “Peixinhos do Mar”, de autores como Vinícius de Moraes, Toquinho, Sérgio Endrigo, Sérgio Bardotti e Paulo Soledade. Para completar a jornada, Hamilton escreveu especialmente para este disco a inédita “Suíte da Infância”, organizada em três movimentos, e trouxe consigo a “Criançada Reunida”, peça de Rogério Caetano, outro importante instrumentista brasileiro da atualidade.

Com direção artística de Hamilton de Holanda, Marcos Portinari e Leandro Carvalho, “Alegria” foi  gravado em fevereiro de 2015 no Estúdio Inca, mixado por Thiago Marques e masterizado por André Dias. O álbum, lançado pelo selo Brasilianos e distribuído pela Sonora, está disponível nas principais lojas do país e também nos sites de vendas. Ouça a discografia completa nas principais plataformas digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>